TAMAR UBATUBA RECEBE A EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “DANÇA NEGRA” MEMÓRIAS MARCADAS NO CORPO QUE DANÇA HISTÓRIA

TAMAR UBATUBA RECEBE A EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “DANÇA NEGRA” MEMÓRIAS MARCADAS NO CORPO QUE DANÇA HISTÓRIA

No próximo sábado, dia 24 de novembro, às 20 horas, será exibido, no Projeto Tamar, o documentário “ Dança Negra” Memórias Marcadas no Corpo que Dança História, com Direção de João Nascimento e Firmino Pitanga. Premiado no edital PROAC – CULTURAS NEGRAS da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

O Documentário tem duração de 52 minutos e trata da arte negra que trilha caminhos poéticos fundamentados na ancestralidade, nas memórias marcadas em corpos que dançam histórias, movimentações estéticas, políticas e sonoras, oriundas das diásporas africanas no Brasil e outros desdobramentos urbanos marcados pela transculturalidade.

O Documentário conta com depoimentos de importantes personagens das artes, mestres e mestras da cultura popular e intelectuais acadêmicos, que discutem a existência e a presença da cultura negra na contemporaneidade, bem como os diversos paradoxos encontrados no ambiente de uma sociedade racista e escravocrata. Ao final da exibição acontecerá um bate papo com o diretor João Nascimento.

O Projeto TAMAR começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. A Petrobras é a patrocinadora oficial do TAMAR, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A Fundação Pró-TAMAR é a principal executora das ações do PAN – Plano Nacional de Ação para a Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil do ICMBio/MMA. O TAMAR trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga – cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga – de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga – oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga – de- couro (Dermchelys coriácea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 26 localidades em áreas de alimentação , desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Em Ubatuba, recebe o apoio da Prefeitura Municipal. Visite www.tamar.org.br

SERVIÇO:

EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO “DANÇA NEGRA” MEMÓRIAS MARCADAS NO CORPO QUE DANÇA HISTÓRIA

Data 24 de novembro

Local: Espaço Cultural do Projeto Tamar Ubatuba – São Paulo

Horário: 20h

Entrada gratuita

Projeto TAMAR Ubatuba – SP (Rua Antônio Athanásio, 273 – Itaguá

Tel: (12) 3832-6202/ 38 32-7014