Projeto TAMAR oferece programação especial para o feriado de 15 de novembro

Projeto TAMAR oferece programação especial para o feriado de 15 de novembro

O Projeto TAMAR em Ubatuba é um passeio imperdível para toda família. Além da visita se transformar em uma verdadeira aula de educação e meio ambiente, oferecendo a oportunidade de conhecer de perto as tartarugas marinhas, tem programação recheada de atividades e atrações para o feriado prolongado de 15 de novembro.
Durante todo o horário de funcionamento do Centro de Visitantes, o Cine TAMAR apresenta filmes diferentes sobre as tartarugas marinhas, os trabalhos do TAMAR e a conservação do meio ambiente e dos oceanos. Para assistir aos filmes, basta solicitar a um dos monitores.
Às 10h30, a atividade interativa Banho das Tartarugas dá oportunidade às crianças de esfregar o casco de tartarugas marinhas com o auxílio dos monitores (vagas limitadas e por ordem de chegada).

Às 13h00, no horário mais quente do dia, é a vez de refrescar as tartarugas com um delicioso picolé de frutos do mar, uma atividade de enriquecimento ambiental e que pode ser acompanhada pelos visitantes.

Às 14h30, as Oficinas de artes com materiais recicláveis, voltadas ao público infantil, transformam brincadeiras em aprendizado sobre ações de reciclagem, reutilização de materiais, descarte correto do lixo e conservação da natureza.

Às 17h00, a Alimentação Interativa das Tartarugas Marinhas dá às crianças a chance de ajudar na alimentação de tartarugas no TAMAR (vagas limitadas e por ordem de chegada).

Às 18h00, uma visita monitorada especial traz informações e curiosidades sobre as tartarugas marinhas, deixando a atividade ainda mais enriquecedora.

16 de novembro

Às 20h00 o Tamar recebe a apresentação musical da banda O Mangue, lançando seu primeiro CD “Igbá Ayê: Estuário do Mundo”. Com 6 anos de estrada, a banda mistura o rock aos ritmos brasileiros como maracatu, samba, coco, ijexá e outros. A apresentação musical no Tamar terá entrada gratuita.

O Projeto TAMAR começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. A Petrobras é a patrocinadora oficial do TAMAR, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A Fundação Pró-TAMAR é a principal executora das ações do PAN – Plano Nacional de Ação para a Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil do ICMBio/MMA. O TAMAR trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 26 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Em Ubatuba, recebe o apoio da Prefeitura Municipal.

Visite www.tamar.org.br