pag-onde-comer

Simples, porém muito saborosa.

Assim é a culinária típica caiçara, apesar de simples, a cozinha caiçara recebeu diversas influências, pratos típicos como a casquinha de caranguejo, o arroz lambe-lambe, o bolinho frito de taioba e o azul marinho descendem da culinária indígena, africana, portuguesa e espanhola.

O prato azul-marinho, um ensopado de influência indígena feito com banana verde, é considerado uma das receitas mais representativas da culinária caiçara. O prato leva esse nome pela coloração do caldo do cozido, que fica na cor azul por causa dos taninos liberados pela casca da banana.

A “mágica” só acontece quando a receita é feita em panela de ferro, outra curiosidade desse prato é o sabor da banana que, quando verde, não tem o mesmo sabor de quando a fruta está madura, o gosto é parecido com o de um tubérculo, como a mandioca.

Os restaurantes, bares e cafés de Ubatuba são especialistas na cozinha caiçara, servindo pratos deliciosos para todos os gostos e em toda a costa de Ubatuba, mesclando a tradição de pratos antigos com alimentos frutos de agricultura de agro floresta, como o suco e a polpa de juçara, consumida em tigela como o famoso açaí.

Navegue no menu “Onde Comer” e conheça os segmentos e estabelecimentos cadastrados, faça uma boa escolha e bom apetite.