Gastronomia

Gastronomia

Ubatuba além de ser um dos destinos mais procurados do Brasil quando se trata se sol e praia, Ubatuba possui muitas outras riquezas. Uma delas é sua gastronomia diferenciada, que apresenta muitos pratos tradicionais caiçaras e, também, se destaca pelos cardápios das comunidades tradicionais, nossa gastronomia e muito rica em e com grande variedade excelentes restaurantes, pizzarias, lanchonetes, sorveterias, cafeterias e entre muitas outras opções todas muito consagradas em nível nacional e Internacional.

Nas temporadas de inverno, temos a tainha como a grande estrela, o que atrai muitos visitantes para degustá-la, ainda mais nas festividades em que ela é o carro-chefe, como a Festa de São Pedro Pescador e a Festa do Divino, além da temporada do Camarão que conta com o Festival do Camarão na Praia da Almada.

A Tainha e proveniente do Rio Grande do Sul, a espécie faz uma migração na costa brasileira, passando por Ubatuba, ocasionando uma “fartura” no período. A tradição original é fazer a “sobrepau” (tainha assada sobre brasas), colocada em cima de galhos de goiabeira verde. Outros atrativos das festividades ainda são a consertada, bebida típica caiçara, e o café com melado.

Além da tainha, outros pratos tradicionais como Azul Marinho, moquecas, saladas e pratos com frutos do mar, casquinha de Siri e badejo grelhado podem ser encontrados durante todo o ano. E claro, sem esquecer do arroz lambe-lambe e o bolinho de arraia.

A gastronomia caiçara surgiu da fusão entre culinárias indígena, europeia e africana, com a combinação de ingredientes como palmito, mandioca, gengibre e banana.

Riqueza

Outras opções gastronômicas que merecem destaque e vem ganhando cada vez mais visibilidade são as elaboradas pelas comunidades tradicionais. Além da mandioca e da jussara, que são ingredientes cultivados em comunidades no sertão do Ubatumirim, por exemplo, a gastronomia Quilombola vem ganhando destaque.

A comunidade tradicional do quilombo da fazenda é um exemplo. Lá, os pratos são elaborados pela comunidade e combinam elementos de referência local, como mandioca, frutos do mar, peixes, banana, polpa de jussara, taioba e outros.

A riqueza é tanta que, geralmente em setembro, a comunidade promove o Festival Gastronômico na Casa da Farinha, que fica dentro do Núcleo Picinguaba (Parque Estadual da Serra do Mar).

Já no quilombo da Caçandoca é possível experimentar receitas como sorvete caseiro a base de inhame, bananada caseira e panqueca vegetariana de ora pro nóbis.

Ubatuba conta também com um Festival Gastronômico que acontece geralmente entre agosto e setembro acompanhe o nosso calendário turístico de eventos

Venham para Ubatuba degustar desse recheado cardápio de opções gastronômicas e viver também essa experiencia em nosso município