Exposição: Retábulos, o Sagrado de cada um

De 09/01 à 28/02 das 09 às 12:00 e 13:00 às 18:00hs
Entrada Franca

Sobre a exposição:

O Projeto Retábulos, O Sagrado de Cada Um busca recuperar o sagrado que existe em cada artista. Essa manifestação divina não necessariamente é uma experiência religiosa. Constitui uma necessária prática de se religar com o mundo, possível de acontecer em diversas manifestações, que vão desde as origens de cada um até a devoção ao próprio trabalho.

A liberdade de estabelecer o que cada relicário comporta aponta para a maneira de relação do artista com o mundo e a maneira como o interpreta, tanto enquanto pessoa como enquanto criador visual. Dessa maneira, o retábulo funciona como a expressão de uma percepção da realidade. Um projeto como este estimula as conversas do artista com sua própria existência e entre os participantes. Desse processo, resulta a comunicação com o público, pois a narrativa que cada relicário comporta se cristaliza no momento em que ele dialoga com os indivíduos que veem o retábulo e com ele estabelecem a sua troca.

As relíquias sagradas de cada artista que participa do projeto ganham, assim, um novo valor quando ganham o espaço público. O maravilhoso da arte está justamente no encanto do momento em que o individual se torna universal. Dessa maneira, o sagrado pessoal ganha uma nova dimensão, atingindo a tudo e a todos, com força, mas sem perder a sutileza.

Exposição e Curadoria:
Carlo Cury – Artista Plástico Ceramista e
Oscar D’Ambrosio – Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp.

Figureiros:
Aurora do Carmo e Silva , Fátima Aparecida dos Santos, Luciana Melo, Mirna Tominaga, Rosa Ester Quadros (SJC), Thais Mancuso e Denise Magon (Ubatuba), Rita Engi, , Zadoná, Claudia Canova, Carlo Cury, Stela Vaz e Lu Chiata (Caraguatatuba) e
Carlos Gama (SP)

09/01/2019, das09:00