TEATRO: Tambores de Minas

• Este evento já passou.

TEATRO: Tambores de Minas

03/10/2018

GRUPO LETRAS E SONS E OS TAMBORES DE MINAS CHEGAM A UBATUBA.

Milton Nascimento mostrou que os tambores de Minas possuem um ritmo que nos leva para a contemplação e para o fervor místico. Seu compasso se aproxima ao pulsar do coração. Nas palavras, Minas Gerais é o pai de escritores intimistas, emocionados, cercados pela aura do mistério que existe nos regaços das montanhas. Letras e Sons vai à busca dos mistérios de Minas, que repontam nas poesias de Carlos Drummond de Andrade, nos contos de Guimarães Rosa, nas músicas de Milton Nascimento e nas pesquisas sonoras realizadas pelo pessoal do Clube da Esquina.

O Show Tambores de Minas, do grupo Letras e Sons, faz um passeio literário e musical pelo Estado de Minas Gerais usando de narrativas (que podem ser declamações de poesias, trechos de discursos de políticos famosos ou piadas) e músicas que se sucedem, num slide-show que se apresenta – diante dos espectadores – mostrando: cenas do cotidiano, cartazes de época, imagens de artistas e de personalidades históricas. Desta forma, compõe-se um panorama da sociedade brasileira. Os slides também apresentam a letra da composição que está sendo executada, permitindo que o público – se assim o escolher – possa cantar também.

Letras e Sons é show ou é palestra? Decididamente é show: para isso contribuem a bela voz e o apuro técnico de Rogério Bastos, a parafernália de percussão utilizada por Danilo Hansem, o senso de humor nas narrativas de Ney Vilela. Mas, além do show, a polissemia produzida por narrativa, interpretações musicais e imagens permite que o espectador escolha entre fruir da musicalidade, entregar-se a lembranças de outras épocas, refletir sobre a história de nosso povo, imaginar-se em outros períodos de nossa história, sonhar. Por esses fatos, todos os tipos de plateias se encantam com Letras e Sons.

Letras e Sons é para todos os públicos: desde amantes da MPB, estudantes universitários, saudosistas, estudiosos da cultura brasileira, até trabalhadores que querem uma recompensa por uma semana de compromissos e suores, donas de casa, jovens casais de namorados.

O GRUPO.

Ney Vilela, Rogério Bastos e Danilo Hansem compõem o Grupo Letras e Sons.

Escritor de vários livros, o historiador Ney Vilela é conhecido como professor universitário e de cursos pré-vestibulares e pelos artigos que escreve nos jornais da região de Jaú. Além disso, Ney Vilela é pesquisador da PUC-São Paulo, na área de História e Cultura e titulado pela UNESP-Bauru em Comunicação Midiática. Por fim, Ney Vilela é professor universitário nas áreas de História do Brasil Contemporâneo, Telejornalismo e Teorias da Comunicação.

Rogério Bastos e Danilo Hansem são donos de um trabalho artístico de peso: não há estabelecimento que apresente música ao vivo, em São Carlos, que não tenha sido palco das apresentações de Rogério e de Danilo. Aliando uma vetusta formação musical ao desenvolvimento de uma vida acadêmica na área das ciências exatas, a carreira de Rogério Bastos une a sensibilidade de artista e preocupação com a correção técnica, típica de um engenheiro. Danilo Hansem, percussionista e baterista autodidata, aprimorou seus estudos no Conservatório de Tatuí, na Universidade Livre de Música de São Paulo e Universidade Federal de São Carlos. Foi aluno de mestres como Lílian Carmona, Toniquinho e Nenê. Com mais de 20 anos de carreira e 18 discos gravados, fez turnê pelo Brasil, diversos países da América do Sul e Europa acompanhando renomados artistas do blues mundial.

CIRCULAÇÃO 2018.

Em 2018, o espetáculo Tambores de Minas circulará por dez cidades do interior paulista. A circulação, aprovada no PROAC/ICMS do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Estado da Cultura, conta com o patrocínio dos supermercados Jaú Serve.

Em Ubatuba o espetáculo conta com o apoio da Prefeitura Municipal, FUNDART, Comtur e Teatro Municipal de Ubatuba.

SERVIÇO.

LOCAL: TEATRO MUNICIPAL DE UBATUBA