Setur promove ações para consolidar plano de trabalho

Setur promove ações para consolidar plano de trabalho

A nova gestão da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Ubatuba vem buscando implantar e resgatar várias ações para alavancar os trabalhos referentes ao setor que são desenvolvidos no município.

Uma dessas ações é o incentivo à participação dos membros do Conselho Municipal de Turismo (CMT). A primeira reunião do Conselho aconteceu no último dia 25 e teve a participação de 36 pessoas entre titulares, suplentes e convidados.

Segundo o secretário da pasta,  Luiz Bischof, o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias – DADE, só repassa verbas para o município se houver um conselho atuante que aprove previamente os projetos que serão encaminhados para o órgão.

A reunião foi marcada pela apresentação do novo secretário, pela composição da mesa diretora e a indicação de dois membros do conselho que irão acompanhar a elaboração do Plano Municipal de Turismo, além da apresentação de alteração na Lei que criou o Conselho.

A mesa diretora ficou representada da seguinte forma: Luiz Bischof – Presidente do CMT/ Hugo Galo – Vice Presidente / Marcos Antonio Mendes Castro – Secretário  Executivo / Potiguara do Lago – Secretário  Executivo  Adjunto/ Pedro Paulo Orabona – Tesoureiro Executivo / Felipe Bastos de Souza Siqueira – Tesoureiro Executivo  Adjunto, ficando ainda em aberto os cargos de Diretor de Comunicação e Diretor Adjunto de Comunicação.

Comissão de Eventos

Estabelecida com base no decreto 6551/2017, a atual formação da Comissão de Eventos também se reuniu na última semana para tratar de assuntos relacionados ao turismo e a eventos comerciais temporários. Foi a primeira vez em sete anos (desde sua instituição) que a comissão se reúne.

Exposição

Como parte das inovações, após a mudança de local de atendimento do Centro de Informações Turísticas (CIT), o novo espaço apresenta uma amostra de exposição do Projeto Tamar – ação que, segundo o Bischof, assinala a abertura de um novo diálogo e parceria entre o público, privado e projetos preservacionistas da cidade.

“Já estive reunido com o gestor do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba, que irá trazer para o espaço do Centro de Informações turísticas um pouco do trabalho realizado pela unidade, proporcionando aos turistas uma leitura mais ampla do que acontece em nossa cidade”, diz Bischof.

A secretaria também trouxe para o espaço do CIT, uma pequena homenagem à Lia de Barros, percussora do turismo de Ubatuba no fim dos anos 60.

DWhatsApp-Image-2017-01-30-at-11.02.53e acordo com a equipe da Setur, foram mudanças que dão ao turista que visita o CIT um momento a mais de contemplação, conhecimento e os situam nos acontecimentos do município.

Observando as últimas visitas, é notável que as réplicas de tartarugas marinhas aumentou o interesse das pessoas em conhecer o Tamar  e sua importância na preservação ambiental.

 

“Acredito nessas parcerias e espero junto aos atores do Turismo de Ubatuba, fomentar o desenvolvimento de outros projetos que venham ao encontro de uma cidade única, aproveitando o conhecimento e contribuição de todos”, finaliza o secretário.

/* * VLibras */