EVENTO HOMENAGEIA O DIA MUNICIPAL DOS FILHOS DA ILHA

Este ano, faz 70 anos de um acontecimento fatídico na história do Parque Estadual Ilha Anchieta (PEIA), a grande rebelião do Instituto Correcional, que vitimou 8 policiais militares que pertenciam ao 5° Batalhão de Caçadores, com sede na época em Taubaté e eram os responsáveis pela segurança do presídio.

Atualmente, o policiamento na região é comandado pelo 20° Batalhão de Policia Militar do interior, com sede em Caraguatatuba.

A rebelião resultou no fechamento deste presídio, hoje em ruínas no PEIA, abrigando muitas histórias conhecidas e outras que ainda estão sendo desvendadas.

Deste marco, que mudou muitas vidas, foi instaurado em Ubatuba o Dia Municipal dos Filhos da Ilha, através da Lei Municipal nº 3194, de 9 de junho de 2009.

No dia 25 de junho de 2022, será realizado um evento em Memória ao dia da Rebelião no Parque Estadual Ilha Anchieta, em homenagem as diversas fases da sua história.

Os trabalhos iniciarão com o 1° Festival do Cambuci e frutas nativas do PE Ilha Anchieta, com direito a pratos deliciosos da culinária a base das frutas e da típica culinária caiçara, com um concurso gastronômico, fruto de uma parceria com a Rota do Cambuci, organizado pelo Instituto AUÁ.

O evento contará com atrações culturais que trarão à luz partes da história da rebelião e suas várias facetas e com a inauguração de um novo roteiro histórico, o Circuito Cívico “Soldado Chagas”, com participação da Banda Regimental de Música – CP-1.

Para fechar com chave de ouro e homenagear os 172 japoneses que um dia ficaram reclusos na Ilha, porém trouxeram boas contribuições e benfeitorias, será inaugurado um novo atrativo no PEIA, o Jardim das Orquídeas “Fumio Ueda”, junto à Bica “Tokuichi Hidaka”, com participação especial do grupo Kaito de música popular tradicional japonesa.

Confiram a programação:

10h00  – Abertura do Evento com a Rota do Cambuci – 1º Festival do Cambuci e Frutas Nativas do                                PE Ilha Anchieta – Culinária Típica com Dona Laura do Quilombo da Fazenda

10h30 – Inauguração do Circuito Cívico Soldado Chagas – Participação Especial da Banda                                               Regimental de Música CPI-1 com corneteiro.

11h30 – Roda de Conversa e Apresentações sobre a rebelião

12h30 – Concurso Gastronômico

14h00 – Homenagem à data de comemoração da imigração japonesa no Brasil – Inauguração do                                   espaço revitalizado Bica Tokuichi Hidaka com o Jardim das Orquídeas Fumio Ueda em                                   homenagem aos 172 japoneses reclusos na Ilha Anchieta – Participação Especial do Grupo                               Kaito, de música popular tradicional japonesa.

Ubatuba, seu destino é aqui!!!

Chefe de Seção de Apoio aos Meios de Hospedagem