Primeira semana do VI FeMA foi um sucesso.

Primeira semana do VI FeMA foi um sucesso.

Do dia 27 de Maio ao dia 7 de Junho de 2015, ocorre em Ubatuba o VI Festival da Mata Atlântica de Ubatuba: Floresta, Rios e Mar e II Semana do Mar.

Nesta primeira semana de eventos, mais de 2300 pessoas participaram das atividades do festival, que incluíram oficinas culturais, shows, palestras, rodas de conversa e mesas redondas e atividades infantis.

Mais de 600 crianças realizaram atividades de educação ambiental e vivências com os representantes da Sala Verde e parceiros. As atividades foram desenvolvidas com crianças da rede pública e particular de ensino, bem como com alunos da APAE e crianças que visitavam a tenda com suas famílias.

A Secretaria de Meio Ambiente apresentou o projeto “Adote o verde”, onde entidades, pessoas físicas ou empresas podem adotar praças e expor sua logo marca, também foi refirmado o convênio entre a Prefeitura de Ubatuba e o Projeto Tamar.

Na tenda, os estandes do Projeto TAMAR e o do Aquário de Ubatuba também ofereceram atividades infantis para os pequenos visitantes e ainda no Aquário, atividades interativas, como alimentação dos pingüins, deixaram muito mais atraente o Festival.

Além de representantes da esfera municipal, o evento contou com a participação de representantes do poder estadual e federal, demonstrando o interesse de outros atores em desenvolver e formar parcerias com o município de Ubatuba para a conservação ambiental e desenvolvimento sustentável da região.

Dentre as palestras, destacamos a mesa de diálogo entre a Diretora Executiva da Fundação Florestal, o Secretário municipal de Meio Ambiente e lideranças de comunidades tradicionais, que dialogaram sobre os conflitos socioambientais decorrentes da sobreposição de territórios tradicionalmente ocupados e as unidades de conservação da natureza. Esta mesa foi precedida pelo lançamento do livro de Eliane Simões, denominado “Território em Disputa”.

Outra palestra pública que contou com a participação de diversos jovens e do Deputado Federal Valmir Prascidelli, que tratou da implantação de uma Universidade Federal no município de Ubatuba.

A roda de conversa sobre Reservas Particulares do Patrimônio Natural e pagamentos por serviços ambientais apresentou alternativas para destinação de áreas vegetadas e possibilidade de incentivos econômicos para os proprietários de áreas preservadas.

A tenda foi lindamente decorada com artesanatos indígenas e da Casa do Artesão e ainda com telas de artistas locais.

Os eventos artísticos animaram os visitantes, que puderam conhecer um pouco mais da cultura local, assistindo a grupos como a “Folia do Divino”, “Ô de Casa” e o Coral dos Índios Guaranis. Os cantores Luis Perque, João Terra e Andreia Dias também marcaram presença e animaram ainda mais o festival, além das dançarinas do Grupo Gisela Papadopoulos, que apresentaram quatro coreografias vinculadas aos temas do evento.

O evento vem demonstrando a importância de se desenvolver o diálogo e o acesso à informação em assuntos ligados ao meio ambiente, socioambiental e comunidades tradicionais.

Celebrando a natureza.

O festival segue até o dia 7 de junho com diversas atividades, conheça a programação completa no link :
https://turismo.ubatuba.sp.gov.br/programacao-vi-fema-2015/

Durante o festival são comemoradas as principais datas relacionadas ao meio ambiente:
27 de Maio – Dia Nacional da Mata Atlântica, 5 de Junho – Dia Mundial do Meio Ambiente e 8 de Junho – Dia dos Oceanos, o FeMA tem como objetivo promover e estimular a conservação desse importante bioma que é a Mata Atlântica, difundir a informação sobre o tema e estimular o turismo responsável, com atividade de 27 de maio a 7 de junho serão oferecidas atividades acadêmicas, culturais, educacionais, turísticas e de interatividade com o bioma.

O VI FeMA é uma realização da Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio das Secretarias do Meio Ambiente, Turismo e Educação, do Projeto Tamar, Aquário de Ubatuba, tem apoio da Fundart, Comtur, Instituto Arcor, Naturali Garden Center e Conex e parceira do Instituto Argonauta, Aquário de Monterey, Projeto Albatroz, Silo Cultural de Paraty,  Cooperativa Educacional de Ubatuba, Instituto Costa Brasilis, Sabesp, Comitê de Bacias Hidrográficas – CBH LN, Estação Ecológica de Tamoios, SUP Team, Klinks, Ubatuba Outdoor Fitness, Aliança pela Água,  Pau Brasil,  Instituto da Arvore,  Conaq, Fórum das Comunidades Tradicionais, AUS, Fundação Florestal, Projeto Garoupa, PROMATA, PROFAUNA, Rede Agroecológica Caiçara.

Funcionario
/* * VLibras */