Natação e corrida agitam Ubatuba

Natação e corrida agitam Ubatuba

19ª edição do Circuito Ubatuba de Águas Abertas

O circuito começou neste sábado (12/4) na praia do Lazaro e reuniu cerca de 450 nadadores de diferentes cidades da região e muitos ubatubenses participaram das disputas, distribuídos em 54 categorias, divididas entre idade, sexo e distância do percurso.

Organizador da prova, Hamilton Pinho de Castro é coordenador da piscina da prefeitura e destaca a tradição do evento. “A prova tem 19 anos. Começou bem pequena e hoje em dia é esse sucesso que você está vendo”, diz orgulhoso.
“Nosso objetivo principal é promover a natação e dar oportunidade para nadadores de pretensões e condições sociais diferentes participarem”, completa Castro.

O evento contou com a presença do prefeito Mauricio, que compareceu para prestigiar os atletas e entregou medalhas e troféus aos primeiros colocados.
“Fico muito feliz em ver atletas de todas as idades participando da prova. Fico mais feliz ainda em ver nossa secretaria promovendo atividades esportivas e incentivando atletas, que podem tornar-se grandes competidores no futuro. Além disso, esses eventos são fundamentais para movimentar a cidade nos meses de outono e inverno”, afirma Mauricio.

A 2a Etapa do Circuito Ubatuba Águas Abertas 2015 acontece no próximo dia 7 de junho na Maranduba.

Desafio das 28 Praias.

O metalúrgico José Carlos Silva e o gráfico Reginaldo Pereira da Silva são os grandes vencedores da 2ª edição da prova de corrida rústica Desafio das 28 Praias, que aconteceu neste sábado (11/4) na costa sul de Ubatuba.

Com 40 km de extensão, a disputa desbravou 28 praias da região sul da cidade, da Tabatinga a praia Dura, algumas totalmente desertas. O percurso incluiu trilhas, estradas de terra, asfalto, trechos de areia e uma infinidade de subidas e paisagens de tirar o fôlego.

“Foi uma prova difícil, com muitas subidas e descidas, mas o lugar é extremamente bonito. Voltaremos ano que vem com certeza”, disse José. “Cumpri a primeira parte do percurso, considerada a mais difícil e fiquei impressionado com a beleza do lugar. Estamos muitos felizes com essa conquista”, completou Reginaldo, atleta especialista em provas de montanha.

Outro destaque da prova foi o quarteto de Ubatuba composto por Diogo Augusto, Michael Luis, Richarlison Burget e Marco Antônio Sobrinho. O time faturou o bicampeonato na categoria e terminou a corrida ovacionado pelo público presente no ponto de chegada, instalado na região do rio Escuro, na praia Dura.

“Estou muito contente com esse bicampeonato. Agora vou procurar meu companheiros para comemorar”, vibrou Diogo na chegada, ainda ofegante.
De acordo com os organizadores, foram cerca de 900 inscritos e a avaliação do evento é a melhor possível. “Os atletas elogiaram a cidade escolhida, o trecho do percurso, a sinalização nas trilhas e a estrutura oferecida”, contou a equipe da Runner SP, empresa promotora da prova.

“A gente ficou sabendo do evento pela internet e resolveu dar uma passada para ver. Eu e meus amigos sempre passamos aqui na estrada, olhamos para a praia Dura e comentamos como é bela, mas nunca descemos. Hoje encontramos a oportunidade perfeita”, contou a enfermeira paulistana Janaína do Rosário. “Bem legal ver Ubatuba receber esses eventos. A cidade é perfeita para eles”, finalizou.

Turismo o Ano Inteiro
Ambos os eventos trouxeram um bom público para Ubatuba, movimentando o setor do turismo e aquecendo a economia local no periodo tido como baixa temporada.

“Eventos como esses geram consumo de serviços dos setores de hotelaria, alimentação, entretenimento e muitas divisas para a economia local, como a contratação direta de mais de 100 pessoas da comunidade ubatubense para compor o staff da prova, que tem total apoio das nossas secretarias de Esportes e Turismo”, explica o prefeito Mauricio Moromizato.

Observatório do Turismo e Praia Acessível
Em ambos eventos a equipe do Observatório de Turismo realizou pesquisas com os atletas e público presente, como forma de identificar o perfil do público, a geração de renda e os setores afetados pela prova, em breve será disponibilizado no portal Viva Ubatuba o relatório sobre os eventos.
O programa Praia Acessível, que realiza banho de mar para portadores de necessidades especiais também esteve presente nos eventos.

Funcionario