Fé, tradição, cultura e esporte movimentam o fim de semana

Fé, tradição, cultura e esporte movimentam o fim de semana

Dois eventos movimentaram a cidade nesse fim de semana, no domingo (19) praia do Ubatumirim as canoas caiçaras se juntaram as pranchas de Stand Up Paddle na segunda etapa do circuito Festa do Remo, já na praça da Igreja Matriz a festa do Divino Espirito Santo encerrou sua agenda de nove dias de festividade.

2° Etapa do Circuito Festa do Remo de Stand up Paddle e Canoa Caiçara. 

A praia do Ubatumirim, na região norte de Ubatuba foi o palco da segunda etapa do circuito único no pais a reunir canoas caiçaras e pranchas de stand up paddle, em um domingo de céu azul, calor e no mar, condições excelentes para cerca de 60 atletas remadores de várias origens e de comunidades tradicionais caiçaras de norte a sul da cidade competirem pelo titulo de campeão da etapa.

Por volta das 11h foi dada a primeira largada da categoria Stand Up Race, logo após a categoria Fun Race e na sequência a canoa caiçara categoria 1 remo foi a água.

Todos remando de uma só vez, o novo e o tradicional, crianças, mulheres e homens de diferentes gerações unidos pelo amor ao esporte, pelo mar e pelo remo.

A grande festa terminou com um delicioso almoço de confraternização para remadores e acompanhantes.

A expectativa fica para a terceira etapa que acontecerá no centro da cidade no dia 06 de dezembro na praia do Itaguá.

149° Festa do Divino Espírito Santo

Terminou nesse domingo (19) a 149° Festa do Divino Espírito Santo. Foram 9 dias de fé, religiosidade, música e muita comida boa, a festa mostrou que a essência do povo caiçara perdura em nossa cidade.

Na festa realizada em homenagem a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade: O Espírito Santo, é representado por uma pomba e possuidor de sete dons. Daí quase sempre a pomba que o representa possuir sete raias ou sete fitas. E a cor vermelha predominante tanto nas flores como nos andores e nos arranjos da Igreja, representa para uns a chama ou a luz da qual o Divino é portador e para outros o amor, pois para a igreja o amor é representado pela cor vermelha.

E assim em todos os dias do evento as 19h dezenas de fiéis vestidos de vermelho e branco saíram em procissão pelo centro da cidade com parada especial para benzer a Santa Casa de Ubatuba e seguiram em direção a Igreja Matriz onde foi rezada a novena. Impossível não se emocionar com tamanha beleza, canto, palavras de fé e frases estampadas nas bandeiras.

No palco montado na praça, variados estilos musicais agitaram o público durante todas as noites. Nas tendas de alimentação o destaque ficou para a tradicional tainha assada, foram realizados muitos show de prêmios e brincadeiras para as crianças, tudo acompanhado de noites agradáveis com temperaturas amenas, bem característica do nosso clima tropical.

Funcionario
/* * VLibras */