Encerramento da 6ª Semana do Mar conta com atividades na Praça da Baleia, no Aquário de Ubatuba e Projeto Tamar

Encerramento da 6ª Semana do Mar conta com atividades na Praça da Baleia, no Aquário de Ubatuba e Projeto Tamar

O evento incentiva um comportamento consciente diante do meio ambiente

No dia 08 de Junho é celebrado o Dia Mundial dos Oceanos, e neste ano o sábado será especial e de mobilização, envolvendo diversos setores atuantes na luta pela conservação ambiental. O tradicional mutirão de limpeza de praia vai percorrer a baía do Itaguá, pela praia e pelo mar, recolhendo o lixo que é descartado de forma negligente pelas pessoas. A ação abre as atividades de encerramento da 6ª Semana do Mar e do IX Festival da Mata Atlântica, realizado por Aquário de Ubatuba, Projeto TAMAR, Instituto Argonauta e Prefeitura Municipal de Ubatuba.

As atividades terão início à9h, na Praça da Baleia com o Mutirão de Limpeza de Praia da orla do Itaguá, e ainda um esforço pelo mar com canoa havaiana e SUP, e mergulho para retirada de resíduos em maiores profundidades. Na areia e no mar, o trabalho ocorre de maneira coletiva com integrantes do Aquário de Ubatuba, Instituto Argonauta, Projeto Tamar, jovens do Encontro Jovem Transformar”, Cooperativa Educacional, Ubatuba Hoe, e SUP Ecológico, contando ainda com diversos outros parceiros. Simultaneamente os artistas da Mosaiky/ZOO Urbano estarão finalizando, ao ar livre e em tempo real, a maior obra feita com canudos plásticos, quebrando o atual recorde mundial. O objetivo da iniciativa é sensibilizar a sociedade quanto ao impacto causado pelos resíduos sólidos na fauna marinha. Atualmente, cerca de 8 milhões de toneladas de plástico chegam aos mares todos os anos.

À11h, após a limpeza de praia, haverá a apresentação circense – Clake, da Cia Circo Amarillo do Circuito Cultural SESCOOP, pela Cooeduba (Cooperativa Educacional de Ubatuba) e em seguida o lançamento pela Prefeitura Municipal de Ubatuba do Projeto Meu Oceano.

À12:00h acontece o Retorno ao Mar de uma Tartaruga Marinha reabilitada pelo Projeto TAMAR. A açãé parte da campanha Nossa praia é a vida” realizada pelo Projeto ao longo do litoral brasileiro, buscando sensibilizar e despertar o interesse do público usuário de praia na redução das principais ameaças às tartarugas marinhas e ao ambiente marinho. Em Ubatuba, desde o início das atividades, já foram devolvidas vivas ao mar mais de 13.000 tartarugas capturadas incidentalmente em redes, ou reabilitadas após serem encontradas doentes, feridas ou debilitadas. Esse resultado vem sendo possível graças ao apoio dos pescadores, das comunidades litorâneas, turistas e parceiros como a Prefeitura Municipal e aPetrobras, patrocinadora oficial do Projeto Tamar.

Finalizando as ações do período da manhã, todos os participantes ganham uma visita ao Aquário de Ubatuba.

Às 16h, no Aquário de Ubatuba acontece o Bate Papo com a Liga das Mulheres pelos Oceanos. A Liga é um movimento de mulheres que lutam pela conservação dos oceanos com o objetivo de potencializar ações desenvolvidas por mulheres que dedicam seu trabalho em prol do ecossistema marinho. Em seguida, começa o Mar de Letras, lançamento de livros com sessão de autógrafos, com as autoras Marina Klink (Vamos dar a volta ao mundo?), Tatiana Neves (Albatroz, Um Projeto pela Vida) e Bárbara Veiga (Sete Anos em Sete Mares), e os autores Clayton Lino (Mata Atlântica e Sociobiodiversidade) e Fábio Feldmann (Sustentabilidade Planetária: Onde eu entro nisso?).

Às 20h00, para fechar lindamente a 6ª Semana do Mar, será realizada a apresentação musical de João Suplicy e Trio” no espaço cultural do Projeto Tamar. O espaço tem sido palco de uma série de apresentações artísticas e culturais que fazem parte do movimento Tamarear, criado pelo Tamar, e que vem utilizando a arte como ferramenta de sensibilização e aproximação das pessoas ao tema da conservação das tartarugas e do ambiente marinho.

Sobre as instituições que realizam a 6ª. Semana do Mar:

PROJETO TAMAR

O Projeto TAMAR começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. A Fundação Pró-Tamar executa a maior parte das ações descritas no PAN – Plano de Ação Nacional para a Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil do ICMBio/MMA. A Petrobras é a patrocinadora oficial do TAMAR, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O TAMAR trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 26 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Em Ubatuba, recebe o apoio da Prefeitura Municipal.

Visite - www.tamar.org.br

Projeto Tamar Ubatuba | Rua Antonio Athanásio da Silva, 273

Telefone: (12) 3832 6202

Loja do Projeto Tamar | Rua Guarani, 835

AQUÁRIO DE UBATUBA

É o primeiro privado do Brasil aberto à visitação do público e pioneiro no conceito de educação ambiental por meio do contato direto com animais. Destaca-se no país pelos projetos e realizações ao longo de 23 anos, completados em fevereiro deste ano e foi o primeiro Aquário a ter um tanque de águas vivas e de contato no Brasil. A instituição, ainda, é premiada e reconhecida por iniciativas práticas de conservação e por ter sido a primeira em colocar em exercício iniciativas sustentáveis. Atende, gratuitamente, estudantes de escola pública da cidade mediante capacitação de professores. O Aquário de Ubatuba funciona de domingo à quinta-feira das 10h às 20h e sexta, sábado, feriados e em temporada das 10h às 22h.

O endereçé Rua Guarani, 859, Itaguá, Ubatuba/SP.

O telefone para contato é (12) 3834-1382.

aquariodeubatuba.com.br | facebook.com/aquaubatuba |

Instagram: @aquariodeubatubaoficial

INSTITUTO ARGONAUTA

O Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha é uma organização não governamental sem fins lucrativos fundada em 1998 pela diretoria do Aquário de Ubatuba. O Instituto Argonauta mantém o CRETA – Centro de Reabilitação e Triagem de Animais Aquáticos, localizado no Pereque-açu em Ubatuba, que é um CETAS para atendimento de animais aquáticos debilitados encontrados na região, desenvolve projetos com a temática do lixo no mar e resíduos sólidos, e ações de educação ambiental, além de executar o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS) no litoral Norte de São Paulo. O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Argonauta monitora o Trecho 10, compreendido entre São Sebastião e Ubatuba.

O telefone para contato é 12 38335789

institutoargonauta@uol.com.br

www.institutoargonauta.org

semana do mar uba 2019_Encerramento bx